Pr. Bruno - Porque Jó raspou a cabeça?

Postado por Bruno Alexandre quarta-feira, julho 18, 2012

Mensagens e Reflexões

Jó 1:20

   " Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou".


Todos nós conhecemos o sofrimento de Jó. Mas, lendo novamente algumas passagens desse grande homem temente a Deus que não se rendeu às suas lutas e grande sofrimento, deparo-me com esse texto novamente.

O texto diz que Jó se levanta; em outras palavras, toma uma atitude diante da luta. Ele não fica prostrado. Diante de sua tremenda dificuldade e provação, deveria desistir de tudo como um homem natural. Mas Jó era um homem espiritual.

- Quando você não tem respostas as tuas perguntas e não entende o que está acontecendo. o que você faz? age como um homem natural ou espiritual?

Jó também rasga o seu manto, se lança em terra e adora. Até aí, tudo bem!
Mas, o que me chama a atenção, que Ele também raspa a cabeça. Todos nós conhecemos o voto de Nazireu e suas particularidades. Nesse caso, foi uma atitude diferente.

- Por quê ele raspou a cabeça?

Querido! Jó desabafa com Deus diante de tão grande sofrimento e dor . Jó esta cheio de queixas. Ele levantou diversas queixas contra Deus. Jó fez várias perguntas:


- Por que estou sofrendo?
- Por que perdi meus filhos?
- Por que Deus não responde minhas orações?
- Por que perdi meus bens?
- Por que meu casamento acabou?
- Por que meus amigos me acusam?
 -Por que Deus não me mata?

obs: Você já se encontrou assim? Em desespero? fazendo diversas perguntas à Deus?

Deus não responde, mas ao contrário, faz diversas perguntas:

- Onde estavas tu quando eu lançava os fundamentos da terra?
- Onde estavas tu quando eu espalhava as estrelas no firmamento?
- Onde estavas tu quando eu punha limite nas águas do mar?

- O que você faria no lugar de Jó diante de tantas perguntas sem respostas?

Jó diante de tantas coisas, raspa a cabeça. Interessante observar que não era voto de nazireu.

Os cabelos eram, juntamente com a barba, motivo de grande honra para um homem nos dias de Jó, um homem destituído de cabelos não era muito honrado e, por vezes, era zombado.
Os cabelos eram tidos com simbolo de honraria e compromisso (voto) com Deus, corta-los ou raspa-los era sinal que o voto, no caso do nazireado, tinha se acabado ou que o homem se encontrava em grande tristeza a ponto de não julgar digno de ter, em si, um elemento de glória e honra.

 Paulo, ao descer para Jerusalém, raspa sua cabeça em demonstração de voto, compromisso, aliança com Deus para suportar as dificuldades que lhe aguardavam.

Jó raspou seu cabelo, tirou por completo todo e qualquer elemento que pudesse denotar honraria e gloria pessoal. Tirou a glória pessoal para renovar seu pacto e aliança com Deus.

Não procurou se aliançar com quem não podia ajuda-lo, mas sim com aquele que era Grande e Poderoso para não largar sua mão quando a fraqueza dominasse seu ser.

 Não apenas isso. Ele depositou a sua confiança em Deus, buscou sua presença e adorou. O segredo de Jó não está em raspar a cabeça mas na atitude de adorar. Quebrantamento recheado de adoração, atraí a presença de Deus.

Renove sua aliança com Deus, mais ainda quando a luta estiver às portas. Dê a mão para aquele que poderá te sustentar quando a gloria e honra pessoais, força e esperança quiserem abandonar o teu barco. Não confie nos teus títulos, nome, autoridade e beleza mas, confie no Senhor.

0 comentários

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
.
.

curiosidades !




- POR QUE ADÃO NÃO MORREU NO DIA EM QUE COMEU DO FRUTO PROIBIDO, COMO DEUS DISSERA QUE ACONTECERIA?

RESPOSTA: CLIQUE AQUI

Você já orou hoje?

Humor

Clique na figura...

Clique na figura...
Deus não vai te perguntar se...

Tv 24 horas no ar






Assista agora a tv rede super e seja abençoado!

" Mude a rota "

Estamos no japão!




PROGRAMAÇÃO DIÁRIA



10:00h - Devocional Diária




10:30h - Momento Musical



11:00h - Estudo Bíblico



12:00h - Orando por você

Nossa Igreja

Igreja Obreiros de Cristo


Postagens mais acessados

Programação da manhã :