Ap. Doriel Dias - Tentação

Postado por Bruno Alexandre segunda-feira, agosto 06, 2012

Tentação


Embora não saiba pescar, quando os meus filhos eram pequenos e morávamos no interior da Bahia, às vezes íamos pescar num lago próximo a casa onde morávamos. Eram momentos bons como família, todos “curtiam” muito. Mas como pescaria só não era um fracasso total porque elas conseguiam pegar alguma coisa, principalmente Liane, Carol e Brisa, às vezes Ana Verena. Quando pegavam algo era uma alegria geral e faziam muita festa. Eu não conseguia pegar nada, e pelo que lembro Doriel Filho também não.

Não estou dizendo que pesca é coisa de mulher e nem poderia, pois conheço varões que são bons pescadores. Já me disseram que para pescar você precisa pensar como o peixe, e parece que este é que é o problema. Não consigo pensar como o peixe pensa.

Dizem que, para o peixe, a vida consiste em satisfazer o apetite ao máximo. Afirmam que o dito popular "peixe morre pela boca", não se refere apenas ao anzol, mas também porque ele não consegue parar de comer. O que ele curte na vida é: “ver uma minhoca, desejar uma minhoca, comer uma minhoca". Não importa se ela é uma isca.

O peixe nunca interrompe o seu caminho para pensar algo como: "Por que esta minhoca apareceu no meu caminho?" ou então: "Por que está me oferecendo esta minhoca? O que vai pedir em troca?" O peixe não pensa, ele é só um aglomerado de apetites. É um estômago, uma boca e um par de olhos.

Pensando desta forma fico impressionado de como os peixes são estúpidos. A semelhança com aquele que lida com o pecado da mesma forma é mera coincidência.

Nota: Se a carapuça está lhe pegando algo precisa ser feito com urgência. Seria bom começar por um gabinete pastoral.

De nada adiantaria você dizer: "Não se aproxime dessa minhoca, pois ela é uma isca. Não pense que ela vai lhe alimentar, porque não vai. É uma armadilha. Se você olhar com atenção vai enxergar o anzol. Depois da mordida você será puxado para fora d'água e vai direto para a frigideira." Ele não fará nada disto porque não é esperto o suficiente para entender e aceitar este aviso.

Deveríamos agradecer a Deus por não ser como o peixe. Ou você pensa que ele vai olhar para a linha e temer o anzol, assim como você olha para a tentação e teme o pecado?

Nota: A resposta deste paralelo eu não sei, mas sei que você sabe.

Será que ele vai olhar em volta, para todos os seus amigos peixes que vão atrás de uma apetitosa minhoca e de repente voam para o espaço sem nunca mais voltar?

Ele não faz isso. É irônico, pois andam em cardume, mas não aprendem nada uns com os outros! É um alivio saber que somos mais inteligentes e observadores do que eles. Será que somos mesmo? Vamos fazer uma investigação?

Como é que você lida com a tentação? Quando lhe oferecem uma isca você consegue identificar que ela está num anzol preso a uma linha ou o apetite o cega a ponto de ignorar este detalhe?

Nota: Quando sentimos fome, qualquer coisa do cardápio parece boa. Minha avó costumava dizer que o melhor tempero é a fome. Quando nossa alma está insatisfeita, o pecado começa a ganhar um aspecto tentador. Por isso é importante observar o nível de satisfação de nossa alma.

A tentação assegura que podemos ser livres para satisfazer nossos apetites o quanto quisermos. Ver a isca, desejar a isca, comer a isca. A tentação promete liberdade, mas nos transforma em escravos. Há sempre um anzol.

A verdadeira liberdade não é a liberdade exterior de satisfazer cada apetite; mas à liberdade interior que nos livra da escravidão imposta pelos diferentes apetites e desejos. É a consciência de que somos mais do que um estômago, uma boca e um par de olhos.

Alguém disse que o pecado não é determinado por uma relação de “não pode, não deve e não faça”, mas pelo resultado do relacionamento entre os nossos princípios e a nossa vontade, (e os nossos diferentes apetites), ou seja, quem está dominando quem.

Você domina os seus instintos ou é dominado por eles?

0 comentários

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
.
.

curiosidades !




- POR QUE ADÃO NÃO MORREU NO DIA EM QUE COMEU DO FRUTO PROIBIDO, COMO DEUS DISSERA QUE ACONTECERIA?

RESPOSTA: CLIQUE AQUI

Você já orou hoje?

Humor

Clique na figura...

Clique na figura...
Deus não vai te perguntar se...

Tv 24 horas no ar






Assista agora a tv rede super e seja abençoado!

" Mude a rota "

Estamos no japão!




PROGRAMAÇÃO DIÁRIA



10:00h - Devocional Diária




10:30h - Momento Musical



11:00h - Estudo Bíblico



12:00h - Orando por você

Nossa Igreja

Igreja Obreiros de Cristo


Postagens mais acessados

Programação da manhã :