Pianowiski - Sentido do Natal

Postado por Bruno Alexandre segunda-feira, dezembro 24, 2012


Sentido do Natal.

Minha foto

No ano passado desejei feliz Natal para uma jovem, e ela, com o rosto triste, disse que não gostava dessa data, pois lhe trazia lembranças amargas. Falei sobre Jesus e sugeri que ela entendesse essa data como uma data especial dada por Deus a nós. Esse episódio isolado nos mostra como há muitas pessoas que não entendem o Natal no sentido histórico e espiritual. Nesse universo de protagonistas encontramos pessoas que possuem as mais variadas interpretações pessoais dessa data. Infelizmente, penso que para a maioria das pessoas essa data significa um feriado a mais e festas. Para o empresário, principalmente os lojistas, é uma data de lucros, para as crianças uma data de presentes, para os adultos uma data para reunir a família, pois é uma época de festas e alegrias. Cidades iluminadas, enfeites coloridos e brilhantes, músicas natalinas, enfim, um “clima” diferente que invade o nosso dia a dia. Mas, tudo isso é nada diante do real significado do Natal, então uma pergunta deve ser feita. O que é o Natal para você?
Nessa data devemos fazer uma reflexão do quanto esse “evento” histórico e principalmente espiritual, que ocorreu há mais de dois mil anos, influenciou nossa vida aqui no planeta Terra, no qual somos peregrinos, e qual o reflexo eterno que deixou em nosso espírito. Se você não entende essa realidade espiritual e tem dúvidas sobre isso, com certeza você não entendeu o significado do Natal. Precisamos “esculpir” no nosso coração a marca indelével do sacrifício de Cristo. Essa “construção espiritual” não deve ocorrer só no dia 25 de dezembro, mas sim nos 365 dias do ano; é a santificação e edificação que devemos buscar diariamente. Mateus 28:20 traz: ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Palavras de Jesus.
E aí? Será que erramos ao enfeitarmos a casa, colocarmos luzes e comemorarmos? Entendo que não é errado, pois para comemorarmos o aniversário de um membro da família enfeitamos a casa com bandeirinhas, balões e bolos com velas coloridas. Imagine então essa festa ao Rei dos reis e Senhor dos senhores. Imaginaram? Pois é, nada do que fazemos seria suficiente para lembrarmos-nos D’Ele. Então o fato de encontrarmos enfeites, luzes coloridas e todos os demais artefatos natalinos não nos deve preocupar, porém, devemos nos esforçar para que os “enfeites” que devemos ter no espírito ultrapassem em beleza aquilo que colocamos no exterior. E esses enfeites nada mais são do que o adorar em espírito e em verdade como está em João 4:23: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”
Quanto ao enfeitar, escrevo esse artigo de um hotel em Cingapura, e hoje, andando pela cidade, pudemos observar com alegria as decorações de Natal que encontramos em abundância. Decoração e músicas natalinas ressoando em hotéis, shoppings e restaurantes. Não achávamos (minha esposa e eu) que seria tão forte aqui essa influência cristã. Mas assim é; por toda a cidade enfeites e luzes nos lembram, mesmo àqueles que não o conhecem “pessoalmente” como nós o conhecemos, que Jesus Cristo é honrado pelo seu povo e que dividiu a história em dois tempos, antes e depois de Cristo. Mesmo que por motivos econômicos, os principais pontos comerciais e as principais ruas da cidade deixam claro: “O menino Deus nasceu!”
Para o cristão, o Natal é muito mais do que uma festa de luz e cor. Na verdade, por mais belos que sejam os enfeites e luzes que embelezam as cidades, eles estão muito aquém do real sentido do Natal. E, às vezes, até nós, que conhecemos tão bem o verdadeiro sentido do Natal, por vezes nos vemos tão inseridos nos festejos tradicionais que nos esquecemos de perguntar àqueles a quem desejamos “Um Feliz Natal” se essas pessoas realmente conhecem o aniversariante e seu Pai, ou se somente sabem que há muito tempo nasceu uma criança e que comemoramos seu aniversário todos os anos. Saber quem é o aniversariante e a que Ele veio é o ponto crucial. Ele é o presente mais precioso do Pai para a humanidade, e ela precisa desembrulhar esse presente e usar diariamente, como uma vestimenta eterna para o coração. Muitos nem sabem que receberam esse presente, outros ganharam, mas estão em dúvida se o usam. Alguns acham fora de moda, ultrapassado. O que essas pessoas não entendem é que esse presente transcende o tempo e o espaço, é eterno. Esse é o presente com o qual não precisamos nos preocupar a respeito do número certo, do tamanho e da cor, pois Ele é exatamente do tamanho e forma do espaço vazio que há na vida de cada um.
Muitos ainda não desembrulharam o seu presente, continuam com Ele embalado com os mais diferentes enfeites, mas ainda sem usá-lo. Não sabem que esse presente conserta o seu passado e assegura o seu futuro, pois como Agostinho citou: “não existe santo sem passado ou pecador sem futuro.” Então Ele, como o presente de Deus para a humanidade, é o único que pode mexer no tempo, para frente ou para trás, pois, como os cientistas já descobriram, o tempo só passou a existir depois que o espaço surgiu e nós sabemos ter sido o tempo criado por Deus. Nosso Deus não está limitado ao relógio de pulso que carregamos, pois Ele é o Senhor do Universo. Você está usando esse presente de Deus? Se está, compartilhe-O, pois ainda que dividido Ele continuará do mesmo tamanho no seu coração.
Muitos se preocupam em dizer que a data está errada, que não é dia 25 de dezembro que Ele nasceu. O que nos importa a data exata? Nada. O que importa realmente é que Ele nasceu, foi morto e ressuscitou por mim e por você. E Ele nasce a cada dia em nós, na verdade devemos comemorar o seu nascimento todos os 365 dias do ano, pois o nosso coração deve ser grato a cada batida, pois Ele se fez o cordeiro perfeito para nos resgatar. Mas como é aniversário Dele, vamos presenteá-lo com o que Ele pede: Que vivamos por Ele...
Feliz Natal meu Jesus amado.  

0 comentários

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
.
.

curiosidades !




- POR QUE ADÃO NÃO MORREU NO DIA EM QUE COMEU DO FRUTO PROIBIDO, COMO DEUS DISSERA QUE ACONTECERIA?

RESPOSTA: CLIQUE AQUI

Você já orou hoje?

Humor

Clique na figura...

Clique na figura...
Deus não vai te perguntar se...

Tv 24 horas no ar






Assista agora a tv rede super e seja abençoado!

" Mude a rota "

Estamos no japão!




PROGRAMAÇÃO DIÁRIA



10:00h - Devocional Diária




10:30h - Momento Musical



11:00h - Estudo Bíblico



12:00h - Orando por você

Nossa Igreja

Igreja Obreiros de Cristo


Postagens mais acessados

Programação da manhã :